Crónicas    de um Farmacêutico

 

 

 

 

 

 

João Carmo

Joao Carmo
  • Abacateiro

    Junho, 2015
    abacateiro

    O Abacateiro é uma árvore originária da América central sendo cultivada intensamente nas regiões tropicais e subtropicais da África e América. Possui flores de pequenas dimensões, amarelo-esbranquiçadas, extremamente abundantes na época de floração.

  • Alecrim

    Julho, 2012
    alecrim

    O alecrim é um arbusto vivaz característico da zona mediterrânica que prolifera em terrenos pobres e secos de preferência calcários. Atinge entre 50cm a 2m de altura, possui folhas coriáceas, resinosas, verdes escuras na parte superior e acinzentadas na inferior.

  • Alho

    Junho, 2015
    alecrim

    O alho comum é uma planta perene bolbosa com origem na Ásia central, sendo actualmente cultivada em todo o mundo. Apesar da produção agrícola ter como fim principal a sua utilização culinária, são desde há muito tempo reconhecidas propriedades farmacológicas aos seus bolbos que constituem a parte utilizável da planta.

  • Aloé (aloé vera)

    Maio, 2012
    aloe

    Designa-se por Aloés, o suco das folhas de diversas Liliáceas do género Aloé L., obtido por vários métodos e depois concentrado de modo a originar uma substância de consistência gelatinosa.

  • Equinácea

    Dezembro, 2012
    equinacea

    A Equinácea é uma herbácea vivaz da família das Asteráceas de fácil propagação e que tem origem no continente da América do norte onde os nativos a consideravam como sagrada...

  • Erva-Cidreira

    Junho, 2012
    cidreira

    A erva-cidreira ou melissa é uma herbácea labiada, ramosa, vivaz que floresce no final do verão usada desde sempre na forma de chás como calmante das afecções gástricas e do sistema nervoso.

  • Flor de laranjeira

    Fevereiro, 2012
    laranjeira1

    É o caso das Flores de Laranjeira cujas propriedades calmantes e antiespasmódicas se encontravam já então reconhecidas estando a sua utilização descrita sob as formas de essência, água e Xarope.

  • Funcho

    Julho, 2012
    funcho

    O funcho é um umbelífera vivaz, herbáceo de porte grande que pode atingir os 2 metros de altura. As suas folhas têm bainhas muito compridas com segmentos filiformes aromáticos e de sabor anisado...

  • Hipericão

    Março, 2012
    hipericao

    O Hipericão, Milfurada ou Erva de São João, é uma herbácea vivaz da Europa, Ásia e Norte de África. No nosso país pode encontra-la nos campos, margens dos caminhos e sebes.

  • Hortelã-Pimenta

    Novembro, 2012
    hortela

    A classificação sistemática das plantas que constituem o Género Mentha, não é pacífica entre os naturalistas em virtude do modo fácil como se cruzam entre si algumas espécies, suas variedades e mesmo híbridos férteis.

  • Pirliteiro

    Fevereiro, 2012
    pirliteiro

    O Pirliteiro, também conhecido como Espinheiro Branco, é uma árvore de tamanho médio, de ramos espinhosos, que desabrocha flores brancas no mês de maio e pequenos frutos vermelhos semelhantes a maçãs no Outono.

  • Valeriana

    Fevereiro, 2012
    valeriana

    A Valeriana é uma herbácea vivaz que tem como parte interessante do ponto de vista farmacológico, os seus rizomas. A percentagem de compostos ativos que aí se encontram, diferemuito ao longo do ano...

 

 

?>